sexta-feira, 17 de maio de 2019

Decoração com velas

As velas são itens de decoração super fofos. Dão um ar romântico, íntimo e charmoso.



Por isso eu trouxe esse post com ideias para usar e fazer a Decoração com velas.




Antes de mais nada, você precisa aprender a fazer a vela. É muito fácil, e você pode fazer em casa, com diversos aromas, cores e formatos.

Material para fazer velas


  • Parafina (a quantidade deve ser proporcional ao tamanho e ao número de velas que você quer fazer)
  • Faca
  • Panela grande
  • Panela pequena (de preferência esmaltada)
  • Colher de pau
  • Molde para velas ou qualquer outro recipiente (no tamanho e formato que desejar)
  • Pavios artesanais parafinados
  • Palito de churrasco
  • Fita adesiva
  • Termômetro de cozinha

Como fazer velas

  1. Com a faca, corte a parafina em pedaços pequenos. Assim, elas derretem mais facilmente.
  2. Preencha a panela grande com água até a metade e coloque os pedaços de parafina na panela pequena esmaltada.
  3. Como a parafina é inflamável, o processo de derretimento deve ser feito em banho-maria. Sendo assim, coloque a panela menor com parafina dentro da panela maior com água e leve ao fogo.
  4. Use o termômetro para acompanhar a temperatura da parafina. Ela deve ser derretida até chegar mais ou menos uns 60º, podendo variar até 80º. Só não ultrapasse os 80º, pois a vela pode perder a qualidade, amarelar e até rachar. Mexa com a colher de pau para ajudar no derretimento.
  5. Coloque o pavio no centro do recipiente onde a vela ficará. Use a fita adesiva para ajudar a prender bem o pavio no fundo do recipiente. Você também pode usar pavios com ilhós.
  6. Agora, é preciso deixar o pavio bem firme. Para isso, pegue o palito de churrasco e coloque-o sobre o recipiente escolhido. Enrole ou amarre o pavio no palito para que ele fique bem fixo e bem retinho no centro do pote ou do molde da vela.
  7. Despeje a parafina derretida no molde. Tenha cuidado para ela não derramar, mas não demore muito, pois o líquido pode esfriar e endurecer. Coloque a quantidade que desejar, deixando um pedaço do pavio para fora.
  8. Deixe a parafina esfriar. O ideal é esperar 24 horas para que esfrie completamente.
  9. Retire o palito e corte o pavio no tamanho que desejar. Você pode deixar as velas no pote ou então desenformar, fica ao seu critério. Depois disso, sua vela já está prontinha para usar!
Viu como é fácil! Agora que você já aprendeu como fazer velas caseiras tradicionais, que tal aprender outros modelos? São muitas possibilidades criativas para se inspirar.

Como fazer vela perfumada


Para fazer a vela perfumada é bem simples. Basta acrescentar essência à parafina, quando ela estiver derretida. Para isso você pode usar óleo ou essência, e a quantidade recomendada é de 3 a 5 % da quantidade de parafina.


Abaixo eu trouxe algumas ideias de velas. As imagens foram retiradas da internet, se você é dono de alguma delas, entre em contato que daremos os devidos créditos.

Ideias de velas decorativas















Nenhum comentário:

Postar um comentário