domingo, 23 de junho de 2019

4 maneiras eficientes de economizar dinheiro

Você já tentou economizar dinheiro, mas nunca deu certo?? Hoje eu vou te mostrar 4 maneiras eficientes de economizar dinheiro.

Antes de mais nada é necessário planejamento, e também  foco. O dinheiro que você guardar nessas técnicas, tem que ser direcionado ao fim que você estipulou.
Neste post, você vai aprender 4 maneiras eficientes de economizar dinheiro, que são:
  • Método das 52 semanas
  • Método das 6 caixas
  • Método Sua idade menos 20
  • Método 50-30-20


Método das 52 semanas

Esse método é um dos mais conhecidos e mais simples de se fazer. Nele, cada semana equivale a um número, e você deve guardar o valor correspondente ao número.


Vamos a um exemplo prático: na semana 1 do ano economiza um real. Semana 2, dois reais, semana 3, três reais e assim por diante até chegar à semana 52. No final, você terá economizado 1.378 reais. Acredita?
Claro, você pode variar o número, em vez de 1 real poupado, você pode guardar 10, 20, 30 e assim por diante. Melhor ainda!
Além disso, você também não precisa esperar o início do ano para iniciar. Você pode começar quando quiser, o importante é percorrer todo o calendário.

Método Sua idade menos 20

Para poupar dinheiro com o “Sua Idade Menos 20”, subtraia 20 na sua idade. É o valor percentual que você deve salvar todo mês.

Vamos a um exemplo prático: “Se você tem 25 anos, todo mês você deve economizar 5% de sua renda. Se você tem 30, você deve economizar 10%.
Esse valor você pode guardar no banco, em uma poupança, ou em uma caixinha, cofre. Você decide como guardar.

 

Método das 6 caixas


Também é um sistema que auxilia no momento de fazer um orçamento doméstico, ajudando a economizar.

As seis caixas estão distribuídos da seguinte forma:
55% para despesas correntes (alimentação, moradia, saúde, transportes);
5% subvenções e doações;
10% para gastos em entretenimento (passeios, excursões, restaurantes, cinema);
10% na educação (livros, cursos, etc);
10% grandes compras (carro novo, remodelação em casa, móveis, viagens)
e 10% serão para sua conta de investimento, poupança, etc.
Essa forma é bem visual, e você destina um valor para cada atividade, e só poderá usar o que tem na caixa. Também é uma ótima forma de controlar o dinheiro.

Método 50 - 20 - 30

Muito parecido com o Método das 6 caixas, esse método para economizar funciona como um sistema de distribuição de renda, facilitando na hora de fazer um bom orçamento doméstico.

Trata-se de dividir sua renda da seguinte forma: 50% de sua renda para pagar todas as despesas fixas, que são as que não variam (aluguel, eletricidade, água, escola, telefone celular), 20% para possíveis despesas que venham acontecer no futuro e 30% de despesas consideradas não-essenciais  como passeios, presentes, roupas, cabeleireiro, etc.
Método Bônus
Eu sempre vario a forma como economizo dinheiro, e uso todas essas técnicas. Mas a que estou usando atualmente é uma que nomeei CONTA FIXA. Fazem dois anos que estipulei um valor mensal de R$ 200,00. Esse valor eu coloco nos meus controles como uma conta fixa, e deposito na minha poupança. Assim como as outras contas, como cartão, mensalidades, aluguel, essa "conta" eu preciso pagar. Então é uma forma de economizar dinheiro. E eu não toco na poupança não. Se um mês foi mais apertado, eu não penso no dinheiro guardado lá. Assim, eu consegui comprar minha Câmera profissional, no final do ano passado. Então vale muito a pena.
Espero que tenham gostado das dicas, e se você tem outra forma de economizar dinheiro conta pra gente nos comentários.

bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário