quinta-feira, 6 de junho de 2019

Como aumentar seu tráfego no blog

Ter um blog hoje é muito comum, e muitas pessoas trabalham e vivem da renda que o blog gera. 





Mas nem todo mundo consegue viver de blog, e alguns fatores são essenciais para que o seu blog cresça. 





Neste post eu vou te ensinar como prender os leitores em seu blog, fazendo com que você tenha um público fiel e engajamento. Assim, você pode começar a pensar em viver de blog.


O primeiro passo é ter foco. Se você usa o blog apenas para diversão, como um diário, poucas pessoas encontrarão seu blog, a não ser que você tenha um conteúdo lifestyle incrível. 


A ideia para quem quer viver de blog é ser profissional. Você precisa encontrar um nicho que você se identifique, que você goste, e que você tenha autoridade para falar. Depois precisa pensar, em resolver os problemas dos seus leitores.


 O índice de pesquisas diárias no google é altíssimo, basta você abrir a página e digitar: "Como fazer" por exemplo, vão aparecer as últimas e mais buscadas pesquisas feitas no site. Eu fiz o teste, olha só:



Essas são algumas das últimas pesquisas feitas no google. Então, você pode usar isso ao seu favor para chamar público para o seu blog.


Tá, Savannah, mas e agora, como fazer o meu leitor ficar por aqui e consumir meus conteúdos??

Vamos lá:


1 - Cite links de outras postagens

Você deve colocar no decorrer de sua postagem, links para outras postagens suas, que tenham algum assunto relacionado ao tema do post.


Essa é uma boa tática para o seu leitor migrar por seu blog, pois um assunto vira gancho para o outro, e assim ele pode resolver muitos problemas e tornar-se um seguidor do seu blog.

Como por exemplo, nesse POST, você tem dicas de como ganhar dinheiro com seu blog.

A ideia é você linkar postagens antigas do seu blog, na postagem nova.

2 - Tenha sempre conteúdo novo

A internet é algo muito rápido, as coisas mudam, as informações são muito velozes. Aconteceu, já está na rede. Por isso você deve sempre ter novo conteúdo para seus leitores. Se atualize sobre o que está acontecendo e tente encaixar o conteúdo no seu nicho. Será ganho de tráfego na certa.


Se seu blog já tem postagens e você não quer perder essas visualizações, vale a pena voltar nesses posts, atualizar as imagens, reorganizar e melhorar o conteúdo. Conforme vamos escrevendo, novas ideias vão surgindo.


Eu gosto muito de deixar salvas as ideias no meu blog, em forma de rascunho. Coisas que vejo em outros blogs, ou que passam na TV. Vou deixando salvo como rascunho e depois escrevo. Assim as ideias sempre estão ali, na mão. Eu preciso escrever em algum lugar, senão eu esqueço.

3 - Use a ferramenta Postagens relacionadas

Ao colocarmos marcadores ou tags em nossas postagens, elas acabam se relacionando com outras do mesmo assunto.
 Veja no exemplo do meu blog:

Esse post era sobre Artesanato. Ali onde está escrito marcadores são as tags que coloquei para a a postagem. Essas 3 postagens relacionadas tem alguma tag em comum. Quando o leitor chega nessa parte, ele vê mais opções de assuntos que possam lhe interessar.


No blogger você insere essa ferramenta no HTML. A Elaine Gaspareto tem esse TUTORIAL ensinando como inserir no seu blog.

4 - Crie conteúdo longo

Quanto mais conteúdo seu post tiver é melhor. Eu sei que não é fácil, mas a ideia é escrever no mínimo 1500 palavras. Mas não é só escrever um textão, intercale com imagens, com vídeos. Use tópicos, subtítulos e tudo que possa dividir seu texto em partes. Os subtítulos são importantes para o SEO do seu blog. SEO (Search Engine Optimizationé definido como um conjunto de estratégias e técnicas com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um blog, mas esse é um assunto para outro Post.


Mas não se prenda somente a isso, conteúdo de qualidade muitas vezes é melhor do que fazer um super post com 3000 palavras, mas não ter qualidade. Equilíbrio é o melhor caminho

5 - Use ferramentas como o Pinterest para atrair tráfego

O Pinterest é uma ferramenta de busca de imagens, então ele é muito visual. A ideia é você criar várias imagens para o mesmo post, assim as chances de chamar a atenção de diferentes leitores é muito alta. Hoje, a maior parte dos meus acessos vem do Pinterest.


Crie imagens bonitas com palavras-chave chamativas, coloque uma breve descrição do seu post e adicione hashtags. Isso vai alavancar seus acessos e potenciais clientes.

E aí, o que você achou das dicas???


Se você usa alguma outra dica, me conte nos comentários.

Bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário