terça-feira, 13 de agosto de 2019

Como viver com 50% da sua renda

Você acha possível viver com 50% da sua renda? Hoje eu vou te mostrar que é perfeitamente possível, e que você pode economizar de maneira fácil, constituindo assim, um patrimônio considerável.









Eu comecei a poupar dinheiro ano passado, e esse ano eu sobrevivi com minhas economias. E no início, achei que não conseguiria economizar, mas com o tempo, fui vendo que é possível sim!!!!







Eu sei que a realidade de muitos brasileiros é o salário mínimo, e que é muito difícil poupar com tantas contas para pagar e uma receita tão baixa. Mas se fizer com disciplina, é possível sim!

Se esse for o seu caso, veja esse post que fiz para economizar dinheiro fácil:





Mas se você tem um pouco mais de condição, que sobra dinheiro no fim do mês e você deseja fazer algo a respeito, continue lendo esse post.








A ideia é poupar 50% da sua renda, e isso requer planejamento e muitas mudanças. A vantagem de viver com 50% da sua renda é que você poderá ter uma aposentadoria tranquila sem depender de ninguém,  ter sonhos grandiosos e mais conforto no futuro.

As pessoas normalmente economizam para emergências, ou para gastar mais no fim do ano, mas eu digo que investir é algo muito importante também!



Por isso, você não deve investir apenas o que sobra, mas aprender a rever suas prioridades e investir um pouco mais, e dessa forma ver seu dinheiro render!

Passos para viver com 50% da sua renda





Se você já tem o hábito de economizar, essa tarefa estará mais fácil de ser concretizada. 

O primeiro passo é saber quanto você gasta: É um pouco trabalhoso, mas se você anotar por uma semana, todos os seus gastos diários, e incluir as despesas fixas, vai ver que tem muito dinheiro indo literalmente pelo ralo!

Você pode dizer que estou falando algo que você já leu em outros blogs, e você está certo. Mas é muito grande o número de pessoas que não sabe o quanto ganha e nem tem a mínima noção das despesas da sua casa.
Se você olhar ao seu redor você vai comprovar isso. Quantos dos seus parentes fazem orçamento doméstico? Quantos dos seus vizinhos vive reclamando que não tem dinheiro para pagar a fatura do cartão de crédito?



O segundo passo é criar um orçamento: Esse será o plano que você vai traçar para viver com 50% da sua renda. Um orçamento tem como objetivo dar ao seu dinheiro um destino certo antes do dinheiro chegar na sua conta bancária. Organize suas despesas por categoria, sendo que não ultrapasse 50% de tudo que você ganha no mês.





Lembre-se que a intenção desse artigo é te ensinar a viver com metade da sua renda, então esqueça todas as outras regras sobre separar sua renda. Para cada mês, você deve ter um orçamento, pois suas despesas são variáveis e além disso, como você vai investir metade do seu salário, é preciso ter um maior controle para não assaltar seus investimentos. 



Terceiro passo é pensar onde você vai guardar esse dinheiro:  Os bancos tradicionais não são uma boa alternativa nesses casos, pois os rendimentos são mínimos, e as taxas altíssimas. Se você quer ter um bom retorno nos seus investimentos você precisa encontrar uma boa corretora independente ou um banco digital.Para quem está começando e tem pouco dinheiro para investir, o melhor é escolher uma conta digital, assim você não gasta para fazer TEDs. Mas quando seu patrimônio estiver crescendo você deve procurar melhores investimentos. 







Dicas práticas para poupar 50% da rua renda.




Comece economizando uma pequena quantia, como já disse, nesse POST, você vai encontrar 4 maneiras de economizar dinheiro de forma fácil.



Teste métodos diferentes e veja em qual você se adapta melhor. O importante é você fazer o melhor por sua vida financeira, mas sem perder a qualidade de vida no geral.



Pense duas vezes antes de comprar alguma coisa. Veja se é uma necessidade, ou se você está comprando por desejo. Pode parecer bobeira, mas eu mesma, tenho inúmeras peças de roupa no meu armário, e nunca usei. Comprei por impulso!








Tente conseguir uma renda extra, ensinar algo que você sabe, vender coisas que não usa, buscar novas fontes. Isso vai aumentar a sua renda do mês, e consequentemente a sua economia.



Não tenha vergonha de pechinchar!!! O vendedor nunca dará um desconto que será desvantajoso para ele. Então, peça!!!! Você não imagina o quanto economiza assim.



Controle seu cartão de crédito! Eu sei que é muito tentador, e que as facilidades são inúmeras, mas basta usar o bom senso de pensar na necessidade x desejo. Compre apenas se for necessidade.



E coloque tudo no papel, ou em aplicativos.

Você precisa registrar, para não se perder.

Comece aos poucos, e vá aperfeiçoando com o tempo. Se você ver que não consegue 50% de economia de primeira, comece com 20%, e vá aumentando conforme se adapta ao novo estilo de vida!!!!







Espero que tenham gostado das dicas!!!



Bjinhos











Nenhum comentário:

Postar um comentário