domingo, 27 de outubro de 2019

Como misturar as cores

Quem gosta de arte, já se pegou misturando cores para poder chegar ao tom ou cor que deseja para pintar seus desenhos. 








As cores dão vida e alegria na hora de colorir desenhos e a verdade é que meia dúzia de marcadores ou lápis de cera podem facilmente ser misturadas para criar ainda mais cores. Veja como misturar as cores para obter um arco-íris de possibilidades na hora de colorir desenhos!






Cores primárias

As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Por sua vez, estas podem ser combinadas para dar origem a outras cores – a combinação de quaisquer duas cores primárias cria uma cor secundária.




Cores secundárias

As cores secundárias são todas aquelas que resultam da mistura de duas cores primárias em partes iguais:

Laranja: amarelo + vermelho
Verde: amarelo + azul
Violeta: azul + vermelho 



Cores terciárias

As cores terciárias são cores criadas a partir da mistura de uma cor primária e uma cor secundária. Poderão adquirir diferentes intensidades diante da proporção de cada uma das cores envolvidas no momento da mistura.





Misturar cores

Todas as cores nascem a partir das três cores primárias existentes (azul, vermelho e amarelo) – é a partir da mistura destas cores que originam as cores secundárias e assim sucessivamente.

Quando combinadas duas a duas, em partes iguais, criamos as cores secundárias. Da mistura das três cores primárias em simultâneo resulta o preto, chamando-se a esta combinação “mistura subtrativa de cores”, já que o seu resultado é a inexistência de cor.

Portanto, é possível conseguir uma imensa variedade de tons a partir da mistura das três cores primárias, mais o branco e o preto. Dependendo da qualidade e da quantidade de cada cor utilizada, assim como do resultado pretendido, as cores resultantes podem variar.




Para clarear as cores, pode usar-se o branco ou o amarelo pálido; para escurecer as cores, poderão ser utilizados o preto ou o castanho. O ideal, quando se quer fazer uma mistura de cores, é ir juntando pequenas quantidades de pigmento, até se chegar ao tom realmente desejado.



Combinações de cores mais conhecidas

Amarelo

Vermelho + Laranja
Azul + Verde
Roxo + Castanho
Vermelho + Castanho
Rosa + Salmão




Azul

Vermelho + Violeta
Roxo + Azul
Preto + Azul-marinho
Mistura de diferentes tons de verde

Vermelho

Branco + Rosa
Azul + Roxo
Rosa + Grená
Violeta + Lilás
Roxo + Grená

Verde

Amarelo + Verde limão
Laranja + Ocre
Castanho + Verde musgo
Ocre + Verde folha
Vermelho + Castanho




Preto

Branco + Cinzento
Laranja + Castanho
Ocre + Verde oliva




Que materiais de colorir podem ser misturados?



Praticamente todos os materiais (lápis de cor, lápis de cera, marcadores, diferentes tipos de tinta) permitem a mistura de cores, embora a cor final esteja fortemente condicionada pelo tipo de material usado para colorir desenhos.

 Se estivermos pintando com lápis de cor, por exemplo, uma terceira cor só se consegue a partir da sobreposição das duas primeiras – pintar primeiro com uma, e por cima com outra, dando assim origem a nova cor.




Já com as tintas, é possível misturar as cores antes da pintura, obtendo assim o tom desejado com mais facilidade. O ideal para misturar cores são as tintas aquosas (guaches, aguarelas, óleos, etc.), que permitem mais facilmente dosear as quantidades de pigmento para cada matiz pretendido e a obtenção de cores finais homogêneas. 




Espero que tenham gostado das dicas de mistura de cores.

Bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário