2020 - Ano Bissexto

2020 - Ano Bissexto

O Ano Bissexto consiste no ano que tem 366 dias, ou seja, um dia a mais do que os 365 habituais. Esse "dia extra" ocorre a cada 4 anos, quando é adicionado o 29 de fevereiro no calendário.



Por que existe o Ano Bissexto e qual sua importância?

O ano bissexto serve para ajustar o calendário terrestre, pois na realidade um ano não tem 365 dias, mas sim 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Ou seja, cada ano tem em média 365 dias e 6 horas, sendo que ao somar essas 6 horas extras ao longo de 4 anos, temos o total de 24 horas (um dia inteiro). 
Desta forma, com o ano bissexto acabamos por recuperar este "dia em falta". Caso não existisse esse "ajuste" no calendário terrestre, depois de certo tempo as estações do ano começariam a ficar descompassadas, devido à falta de sincronização com a translação da Terra.




Por exemplo, caso não existisse o ano bissexto, a cada 700 anos o Natal aconteceria durante o verão do Hemisfério Norte e no inverno do Hemisfério Sul, ou seja, completamente diferente do que é na realidade.

2020 é ano bissexto - Feriados de 2020

Quem gosta de planejar as folgas com antecedência pode se programar para nove feriados prolongados em 2020. Ano bissexto (com 366 dias), 2020 terá o dobro de feriados com folga em relação a 2019, que teve quatro feriados nacionais em fins de semana.



A maioria das folgas em 2020 será de 3 dias — serão seis datas com pausas nas segundas ou sextas-feiras. São elas: Paixão de Cristo, em 10 de abril (sexta); Dia do Trabalho, em 1º de maio (sexta-feira); Independência do Brasil, em 7 de setembro (segunda-feira); Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro (segunda-feira); Finados, em 2 de novembro (segunda-feira), e o Natal, em 25 de dezembro (sexta-feira).
Os feriados de quatro dias — quando é comum 'enforcar' as segundas e sextas-feiras — serão dois. O Carnaval, em 25 de fevereiro (terça-feira), e o de Corpus Christi, em 11 de junho (quinta-feira).
O único feriado que será em um domingo é o da Proclamação da República, em 15 de novembro.
Vale lembrar que estas datas são apenas os feriados nacionais. As datas estaduais e municipais — como o de 9 de julho em São Paulo — não estão aqui computadas.



Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é outro exemplo de feriado que é adotado somente em alguns Estados e municípios. E neste ano será em uma sexta-feira. Portanto, mais uma folga prolongada para quem tem direito ao descanso na data.





Postar um comentário

0 Comentários