segunda-feira, 1 de junho de 2020

Como fazer horta em casa

Eu gosto muito de plantar temperos e hortaliças, e sempre busco ideias e formas de fazer uma horta em casa. Além de prático, é uma ótima forma de ter alimentos frescos e saudáveis, livres de agrotóxicos. Cuidar da horta em casa também é um exercício de terapia. 












Seja em um espaço grande, ou uma horta vertical, você pode aproveitar dos benefícios da horta em casa mesmo morando em um apartamento pequeno.

Os cuidados com uma horta em casa são simples e fáceis, não tem muito segredo. Mas se você não sabe por onde começar, eu trago todas as dicas de como fazer horta em casa.

Todas as imagens do post foram retiradas da internet, se você for o dono de alguma delas, entre em contato que daremos os devidos créditos.









Como fazer horta em casa

Seja em casa ou apartamento, você deve buscar um local que receba luz solar direta em algum momento do dia. Se for em apartamento, você pode usar uma parede da lavanderia ou sacada e fazer uma horta vertical.
Em casa com terreno, você pode separar um espaço de terra e organizar para a horta. Vale também plantar em vasinhos. E se na sua casa não tiver terreno disponível, a horta vertical é a opção mais prática!

Tipos de horta em casa

  • Direto na terra: ideal para quem tem quintal com espaço, nesse modelo tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra.
  • Vasos: vasos são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.
  • Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro. É uma saída barata, rápida e sustentável.
  • Floreiras: oferecendo um bom espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.
  • Caixas de madeira: espaçosos e baratos, caixotes de madeira e paletes podem ser boas escolhas.
  • Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.











Para começar você deve comprar terra boa para esse plantio, nas floriculturas eles te informam certinho qual a melhor terra. Depois é só comprar as sementes e mudas e começar a sua horta em casa. Preste atenção à época de plantio de cada hortaliça, pois muitas tem o mês certo de plantar. Sempre coloque plaquinhas com o nome da hortaliça, assim fica mais fácil identificar.

Inspirações de horta em casa


Aqui eu trago algumas inspirações de horta em vaso, no chão, em caixotes e etc. Em seguida mostrarei ideias de horta vertical.








































Modelos de horta vertical


Eu acho lindas as hortas verticais, e além de ocuparem pouco espaço, são muito práticas! Você pode usar diversos materiais como garrafas pet, sapateiras, vasos com paletes entre outros.




























































Espero que tenham gostado das ideias de como fazer horta em casa

Bjinhos







Nenhum comentário:

Postar um comentário