Dia Nacional do Motociclista - 27 de julho

Hoje, 27 de julho é o Dia Nacional do Motociclista. Mas você sabe qual a origem da data? Embora haja uma longa discussão sobre quem é motociclista e quem é motoqueiro, uma coisa é certa: o Dia Nacional do Motociclista é uma celebração a todos que optaram por viver sobre duas rodas, seja por trabalho, hobby ou paixão.






Dia Nacional do Motociclista é celebrado no dia 27 de julho por uma razão bem especial: nos anos 70, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), percebeu que haviam muitas datas diferentes nas quais eram comemorados diferentes “Dias do Motociclista” pelo país. Porém, nenhum deles era “oficial”, o que bagunçava o calendário e tirava a importância da data.
Eis que, no dia 27 de julho de 1974, Marcus Bernardi, um ex-mecânico da Honda  faleceu. Ele era um apaixonado por motos, e também era amigo de muitos clientes e funcionários da Concessionária Honda de Sorocaba, onde trabalhava.
A popularidade de Bernardi levou Rogério Gonçalves – proprietário da concessionária – a sugerir que o dia 27 de julho passasse a ser o Dia Nacional do Motociclista como uma homenagem póstuma ao colega motociclista.
A ABRAM aprovou a ideia e passou a comemorar o Dia do Motociclista no aniversário de falecimento de Marcus Bernardi. O movimento ganhou força e, em 1984, o deputado Alcides Franciscatto propôs que a data fosse incorporada ao calendário brasileiro. Desde então, o dia 27 de julho passou a ser, oficialmente, o Dia Nacional do Motociclista.









Ser motociclista vai muito além de “andar de moto”: é um estilo de vida que envolve companheirismo, amizade, respeito e uma paixão pela estrada e pela liberdade que só uma moto é capaz de proporcionar. 


Postar um comentário

0 Comentários