Influenciador digital: A profissão da moda

 Ser influenciador digital é uma profissão que está em alta e totalmente na moda. O marketing de influência tornou-se uma tática de vendas e divulgação muito rentável e de grande retorno, tanto para as marcas quanto para o influenciador.



  



As grandes e até as pequenas marcas viram um aumento no número de influenciadores, e investir nesse marketing está trazendo bons resultados.

E ser um influenciador está se tornando algo tão lucrativo, que muitas pessoas estão buscando essa "profissão".


Por isso, hoje eu trago aqui dicas de como iniciar nessa jornada - Influenciador digital: A profissão da moda. E se você me acompanhar até o final, tem uma surpresa especial que vou deixar apenas para quem ler todo o post.





O que é Digital Influencer

Com o aumento de acessos às redes sociais e internet, as pessoas estão cada vez mais buscando informações sobre produtos e serviços na rede. E é aí que entra o trabalho do influenciador digital: Divulgar o produto ou serviço da marca, onde o consumidor está procurando - nas principais redes sociais.


Os influenciadores tem autoridade em certo nicho (segmento de assunto), e por isso influenciam muitas pessoas a comprarem ou usarem certos produtos. Os consumidores preferem os reviews dos influencers, que mostram as mais diversas formas de utilizar um produto ou dão novas indicações. E as empresas buscam os influencers que tem haver com o seu produto. Não adianta uma pessoa que fala de maquiagem, divulgar um produto de limpeza por exemplo, pois o público dela busca dicas de make. Então ter um nicho definido faz muita diferença na profissão de influenciador digital.





Por que se tornar um influenciador digital?


Nessa era digital, se tornar um influencer pode abrir portas para novas oportunidades, além da chance de receber uma renda extra e muitos mimos. 


Se você já tem uma certa familiaridade com as mídias, gosta de compartilhar suas experiências na internet, tem carisma, já está com meio caminho andado.


Como ser digital influencer


Selecione o seu nicho


Antes de mais nada, você precisa de um nicho. Nicho é o segmento que você vai falar: maquiagem, moda, saúde, literatura, etc.

O interessante é escolher um nicho que você se interesse, que conheça e que possa criar conteúdo de forma consistente. Você vai ter que pesquisar e estudar bastante, postar conteúdos relevantes na sua área de escolha. Por isso é tão importante escolher um nicho pelo qual você seja apaixonado. Você pode escolher um ou mais nichos, mas lembre-se: quem muito quer, nada tem. É mais profissional você focar em um conteúdo de qualidade, do que falar de muitas coisas sem aprofundamento. As marcas prestam muito atenção nisso.





Otimize suas redes sociais

Sua ferramenta de trabalho são as redes sociais. Você pode ter contas em várias, mas para ter qualidade, foque em 1 ou 2 redes e otimize para que empresas e marcas possam te reconhecer como um profissional da área. Para isso, veja algumas dicas:


Crie uma biografia envolvente

Sua biografia é a primeira coisa que alguém vê ao visitar seu perfil e, portanto, é uma parte importante para causar uma ótima primeira impressão. 

 

Sua biografia deve ser capaz de contar sua história de uma maneira envolvente. Ela também deve fornecer todas as informações pertinentes sobre você, como seu nome completo, localização, detalhes de contato e áreas de especialização. 


Adicionar uma foto de perfil e uma foto de capa

Você também precisa adicionar uma foto de perfil e uma foto de capa para seu perfil, pois eles também são componentes importantes da identidade de sua marca pessoal. 

 

Criar e publicar conteúdo relevante


Criar conteúdo é um dos principais passos para um influenciador digital. Ele deve ser útil e relevante, e sempre buscando responder uma dúvida ou resolver o problema dos seguidores. Quanto mais você se envolver com seu público, mais você vai influenciar.


Quanto ganha um digital influencer


Os ganhos dependem do tamanho e do poder de influência nas redes sociais. Por isso, as empresas sempre pedem o mídia kit, que nada mais é que o currículo da sua rede social. Se você quiser saber mais como fazer seu mídia kit, clique AQUI.









Os megainfluenciadores são os mais famosos. Para entrar para este nicho, o influenciador precisa ter um mínimo de 1 milhão de seguidores, em pelo menos uma plataforma social.

 

Eles costumam ser os mais famosos, dentro e fora das redes, e também podem ganhar milhões - além de todos os presentes, é claro.

 

Seus ganhos normalmente vêm de monetização de seus canais e patrocínios de marcas, que podem oferecer desde dinheiro, até produtos ou serviços totalmente gratuitos (o que acaba fazendo com que seus ganhos em dinheiro rendam ainda mais).

 

Também existem aqueles influencers intermediários, chamados de macroinfluenciadores. São aqueles influencers com grande repercussão regional ou de nichos mais específicos, que possuem entre 40 mil e 1 milhão de seguidores em pelo menos uma das redes.

Eles podem ganhar através da monetização dos canais e de patrocínios de marcas, podendo ter ganhos que variam entre R$10 mil reais até R$300 mil reais, dependendo do nicho.

 

Já os microinfluenciadores são aqueles com menos seguidores, geralmente influencers regionais ou com um nicho muito específico.

 

Eles precisam ter entre 1 mil e 40 mil seguidores em pelo menos uma rede social, sendo que cada marca tem um requisito mínimo para contratação de influencers.

 

Geralmente, os microinfluenciadores ganham patrocínios de produtos - os mimos e recebidos - mas não têm muito retorno financeiro de seus canais (ainda).







 

Como ganhar dinheiro como digital influencer


Basicamente você precisa influenciar pessoas. Precisa ter engajamento, e esse é o requisito básico para que as marcas cheguem até você.


Você pode começar testando produtos que normalmente compraria, falando de um assunto no qual você domina ou ensinando as suas habilidades. Quanto mais sucesso fizer, mais as marcas poderão te enxergar.

 

Além disso, você precisará habilitar a monetização de seus canais. Assim, cada visualização recebida te retornará em forma de dinheiro.

 

Com o tempo, as marcas também começarão a te procurar para parcerias, que podem complementar (muito) os seus ganhos!

 







Conclusão

As redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas e se tornar um influenciador não é tão difícil quanto parece. 

 

Você precisará de planejamento para as suas redes e conhecimento sobre o assunto que deseja falar.

 

No mais, basta ter uma boa câmera de celular e uma internet estável, para postar suas fotos e vídeos nos horários certos!


Como eu prometi, aqui está um grande presente para você. Eu fiz um e-book com muitas dicas para iniciar nessa profissão. E para você que leu até aqui, ele é gratuito. Basta você clicar aqui para ter acesso a ele.


Obrigado e até a próxima.


 


 





Postar um comentário

0 Comentários