O que é e-girl? Veja o que significa a nova moda e estilo da Internet


As e-girls, ou electronic girls, vêm fazendo sucesso na Internet ao apresentarem um novo estilo visual entre as jovens. Tendo surgido com o auxílio do TikTok e do Instagram, a nova classe de meninas se inspira nos visuais "emo" e "gótico" e seguem um style mais pesado e diferenciado em relação à estética mais clean predominante nas redes sociais atualmente com as VSCO Girl e Soft Girl.
Cabelos coloridos, correntes e maquiagens pesadas se somam ao estilo musical triste e melancólico e viram marcas da nova onda das e-girls.





























A popularidade do nome tem crescido nos últimos meses. A procura pelo termo vem em uma crescente desde fevereiro, tendo atingido seu pico no Brasil em setembro, segundo o Google Trends, plataforma de monitoramento de pesquisas na Internet. No Instagram, já é possível encontrar mais de 628.000 posts com a hashtag “#egirl”, com conteúdos compartilhados de todo o mundo. No TikTok, aplicativo para Android e iPhone (iOS) em que o termo foi popularizado, há milhares de vídeos de jovens meninas mostrando suas transformações em e-girls e compartilhando seu visual e estilo de vida.






O que é e-girl?




A mais recente contracultura dos tradicionais influencers da Internet, as e-girls são mulheres, em sua maioria adolescentes, que se inspiram e assemelham ao visual emo, muito popular no início dos anos 2000. Elas são conhecidas por usarem acessórios mais escuros e pesados, além de serem grandes utilizadoras de videogames. Com essa nova onda, o termo deixou de possuir uma conotação negativa para ser usado de forma irônica por aquelas que se identificam como "e-girls".









O novo conceito de eletronic girls surgiu junto ao crescimento recente do TikTok, plataforma que permite a gravação e edição de vídeos curtos. Diversas publicações feitas no aplicativo com a hashtag #egirl mostravam meninas com maquiagens pesadas, roupas escuras e cabelos coloridos. Grande parte desses vídeos mostram garotas "comuns" se transformando em e-girls.



























Apesar de sua recente popularização, o termo já é conhecido na Internet há muitos anos pelo público de jogos eletrônicos. Usuários do Urban Dictionary definiam as e-girls como jovens mulheres que utilizavam os games online para atrair a atenção de homens, flertando com eles. Recentemente, Belle Delphine, popular usuária do Instagram, ficou conhecida por vender a água de seu banho por US$ 30 para "jovens jogadores sedentos", relembrando a todos da primeira onda na qual o termo ficou conhecido.



Como são as fotos/vídeos no TikTok?




O TikTok se tornou o principal meio de divulgação da nova onda das electronic girls por ser uma rede que permite o compartilhamento de vídeos feitos com a da montagem e compilação de diversos trechos. Dessa forma, se tornaram populares os vídeos no qual meninas "comuns", muitas delas semelhantes a VSCO girls e softs girls, se desprendem dessas correntes e se transformam em e-girls, ganhando um novo visual e uma nova personalidade.

Essa nova classe de meninas também ganhou espaço no Instagram, a maior rede social de compartilhamento de imagens na atualidade. Com suas roupas marcantes e poses diferenciadas, suas fotos são conhecidas por possuírem montagens coloridas, geralmente com stickers de desenhos infantis coreanos, como a Hello Kitty, ou caveiras e figurinhas mórbidas. As e-girls são rapidamente reconhecidas pela junção de seu visual chamativo com as fotos coloridas.






Como são os looks?




As e-girls são comumente conhecidas pelo seu visual chamativo, com cores fortes e escuras, seja nas roupas ou nos acessórios. Geralmente, essas jovens meninas possuem cabelos coloridos, muitas vezes pintados em duas cores ou mais, com degradês. Delineador escuro e grosso nos olhos, muitas vezes aplicado também embaixo dos olhos, blush rosa nas bochechas e no nariz, e sombras escuras são algumas das marcas de maquiagens utilizadas.




Suas roupas são inspiradas em animes e bandas de rock, semelhantes às utilizadas pelos emos. Camisas pretas e longas, muitas utilizadas uma por cima da outra criando diversas camadas e saias de linha, misturadas a correntes presas ao cinto, completam o visual das electronic girls. O gosto musical para canções tristes e melancólicas é outro demarcador da classe. Artistas como Billie Eilish e Avril Lavigne são consideradas referências de estilo para as e-girls.























Diferenças e semelhanças com VSCO girls e soft girls















Ao se identificarem como e-girls, essas jovens meninas buscam se desvencilhar completamente de um padrão visual disseminado por VSCO girls e soft girls. As primeiras são conhecidas por possuírem um visual mais "básico", utilizando um aspecto mais clean e comum em relação ao de todas as jovens da atualidade, relembrando as antigas "meninas Tumblr".







Já as soft girls são conhecidas por possuírem um aspecto mais "fofo" e infantilizado, muito semelhante às já conhecidas "baby girls". Elas utilizam roupas juvenis, como saias e vestidos coloridos, e costumam posar para suas fotos sempre com tons de rosa, imitando um visual mais infantil.




Espero que tenham gostado da explicação.












Postar um comentário

0 Comentários