O que são gêneros textuais e quais os principais?

 Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. Assim, os gêneros textuais exercem uma função social dentro de um processo de comunicação.










Eis abaixo os principais gêneros textuais:


Poesia

A poesia é composta por estrofes e versos, possui um ritmo de leitura, pode ter rimas e expressa o sentimento do autor.


Receita

A função do texto receita é ensinar a preparar um alimento. Esse texto é dividido em duas partes: ingredientes e modo de preparo.


Bilhete

A principal função do texto bilhete é informar alguém sobre algo, dar um recado. O texto geralmente é pequeno e tem uma linguagem informal. Não esqueça do nome do emissor (quem envia) e do destinatário (quem recebe).






Carta

A carta é o tipo de texto que enviamos para alguém, e deve possuir remetente (quem envia) e destinatário (quem recebe). Deve-se ainda colocar o local e a data e iniciar com uma saudação. O conteúdo da carta deve ser médio ou longo, mas o tema é livre, depende do que você quer comunicar à pessoa.

Contos de fadas

Os contos de fadas são textos fictícios, de histórias encantadas que possuem criaturas mágicas como fadas, bruxas, gigantes, etc.

Lendas

A lenda é uma narrativa passada de geração para geração, os mais velhos contam para os mais novos. As lendas são fantasiosas, não são reais, algumas "explicam" acontecimentos ou fenômenos. 


Fábula

A fábula é um tipo de texto narrativo curto, que tem como objetivo passar uma moral, criar uma reflexão sobre valores humanos. A moral sempre vem no final, e os personagens são animais falantes.











Bula de remédio

O texto bula de remédio tem a função de trazer todas as informações sobre um determinado medicamento. Geralmente é um texto longo com indicações, efeitos colaterais, composição e etc.

Diário

Diário é um tipo de texto que conta fatos do cotidiano e a impressão que o autor tem desses fatos. O diário é "confidencial" e geralmente só é lido pelo seu autor, costuma ainda ser escrito em 1ª pessoa.

Biografia

Biografia é um texto que conta a história de vida de alguém, seu nascimento, sua morte e diferentes acontecimentos importantes da sua existência.

Reportagem

É um gênero textual jornalístico que tem como objetivo informar e levar os fatos ao leitor de uma forma clara e com uma linguagem direta.

Crônica

É um texto crítico que mistura jornalismo e literatura. Uma grande característica é a ironia, geralmente utiliza notícias para narrar histórias com humor.

Adivinha

É um gênero textual que faz parte da tradição brasileira, consiste em adivinhações, perguntas e charadas para as pessoas pensarem e tentarem adivinhar a resposta.








Terror

É um gênero textual com personagens assustadores e que estão em situações que causam muito pavor e medo no leitor, é um gênero muito assustador e assombroso.

Trava-língua

É um jogo verbal que faz parte do folclore brasileiro, o objetivo é reproduzir oralmente rapidamente frases ou palavras com uma pronúncia difícil.



Espero que tenham gostado dessas dicas. Se desejar, você pode assistir esse conteúdo!











Postar um comentário

0 Comentários