Como organizar a casa: 80 dicas para manter a casa sempre arrumada

 Saber como organizar a casa e mantê-la arrumada muitas vezes é uma tarefa que exige grande esforço, mas, uma vez que isso se torna um hábito e se consegue manter as coisas sempre nos seus devidos lugares, o acúmulo de serviço acaba e não é mais preciso gastar um tempo desnecessário em tarefas que seriam simples.

É muito mais fácil já colocar a bolsa no cabideiro do que jogá-la em cima da cama e mais tarde ter que colocá-la no lugar certo, por exemplo. Para isso eu pesquisei essa coletânea de dicas para te ajudar na organização de casa.











VEJA TAMBÉM:

Dicas para organizar sapatos

Dicas para organizar gavetas


Como organizar a casa: dicas gerais

Organizar a casa é um processo sequencial que funciona basicamente em criar uma rotina e definir os espaços dos objetos dentro da casa. Os que ainda possuem uso são organizados de forma harmoniosa, e os que não são mais utilizados são descartados. Dessa forma, é muito mais fácil manter o ambiente arrumado e poupar trabalho.

1. Otimize seus espaços

Cada cantinho da casa pode ser aproveitado e se transformar em um espaço funcional. É só planejar com calma e pensar em novas formas de utilizar espaços nem sempre explorados.

2. Defina o local de cada coisa


Quando cada coisa tem um lugar determinado a organização é simplificada. O necessário para manter a casa sempre em ordem, então, é respeitar os locais definidos por você e manter tudo onde deveria estar.

3. Guarde os objetos logo após o uso


Essa dica vai de encontro com a anterior: depois de usar, guarde as coisas no lugar. Essa lógica é simples, mas nem tão fácil de seguir todos os dias. Porém, com disciplina sua casa nunca vai ficar bagunçada!





4. Defina uma rotina de descarte de materiais


Se livrar daquilo que só ocupa espaço e junta poeira é uma ótima estratégia para organizar a casa. Além de te deixar com menos coisas para guardar e limpar, você abre espaço para coisas nova habitarem o seu lar!

5. Use e abuse de organizadores e rótulos


Compartimentar te ajuda tanto na hora de arrumar a casa quanto nos momentos do dia a dia em que você precisa encontrar, pegar e guardar as coisas.

Como organizar a cozinha

Na organização temos um ciclo: descartar, categorizar e organizar. Na cozinha, a dica é deixar os utensílios usados com mais frequência em lugares de fácil acesso, em armários e gavetas mais próximos ou não tão altos.

6. Otimize espaços


Quando o armário é muito alto, você acaba perdendo alguns espaços, usar prateleiras e ganchos te ajuda a aproveitar ao máximo cada cantinho.

7. Desapegue do que você não usa mais


Aqui é aquela hora de separar as coisas. O primeiro passo que você deve dar é o de selecionar o que não tem mais utilidade. Jogue fora, faça doações. O importante é você fique apenas com as coisas que realmente serão úteis.

8. Categorize as louças do armário


Coloque ao alcance das mãos as louças que você mais utiliza, e as que são usadas com pouca frequência deixe na parte mais alta do armário.

9. Use nichos e potes como organizadores de mantimentos

Além de ser uma opção mais compacta, você consegue saber exatamente onde os alimentos estão e quanto ainda tem de cada um.







10. Separe as panelas por tamanho e utilidade


As panelas normalmente vão embaixo da pia, por ser mais perto do fogão. Quando for guarda-las, separe por utilidade: as que você usa com frequência, melhor manter à frente, deixando de mais fácil acesso.

11. Rotule os alimentos

O ideal é armazená-los em potes hermeticamente fechados, rotulados e com os devidos prazos de validade.

12. Aposte em cestos e organizadores

Cestos e organizadores são a melhor forma de guardar as coisas, e isso vale para materiais de limpeza, alimentos e até a louça lavada na pia.

13. Invista em prateleiras e suportes de parede


As prateleiras e suportes de parede são uma forma fácil e prática de otimizar seu espaço. Neles, você pode pendurar panos de prato, guardar temperos e até deixar a louça escorrendo.

14. Use divisórias para os talheres


Guardar os talheres em divisórias é a fórmula perfeita. Você consegue mais visibilidade e mais facilidade no momento que for procurá-los na gaveta.

15. Potes transparentes para ter mais visibilidade


Utilize potes transparentes e de vidro para manter a geladeira mais prática, organizada e visualmente mais bonita. Além disso, se atentar para guardar os mantimentos de acordo com a temperatura para que eles tenham mais durabilidade é essencial.







16. Organize os potes plásticos por tamanho e separe-os das tampas


Para economizar espaço, guarde os potes um dentro do outro. Uma ótima ideia é armazenar as tampas verticalmente, porque facilita quando você for pegá-la sem que interrompa toda a pilha.

17. Guarde os eletrodomésticos em um mesmo lugar


Guardar os eletrodomésticos no mesmo lugar pode te ajudar a poupar tempo e deixar a cozinha organizada. Se o uso for diário, como liquidificador e torradeira, você pode armazená-los na bancada.

18. Guarde os panos de prato em rolinhos


Guardar os panos de prato em rolinhos deixa a gaveta mais harmônica, prática, e evita que as peças fiquem presas ao abrir a gaveta.

19. Organize os temperos em potes


São várias ideias úteis para armazenar temperos de forma prática. Customizar potinhos de vidro ou até mesmo colocar as especiarias em cestinhas são ótimas opções. A ideia mais criativa é colocá-los num quadro de ímã, assim você otimiza bem todos os espaços da sua cozinha.

20. Utilize cestinhas ou gavetas para guardar as coisas na geladeira


Cestinhas são super práticas para guardar os alimentos e retirá-los. Prefira as que tenham furinhos do lado – isso deixa entrar o ar frio – e categorize os alimentos parecidos. É bom também organizar os alimentos por ordem de validade, os que vão vencer primeiro ficam na frente para consumi-los mais rapidamente.

Como organizar o quarto

No quarto, uma dica valiosa é manter as roupas em nichos gavetas e com dobras padronizadas, assim, fica mais fácil a visualização das peças.

21. Arrume a cama ao acordar


Arrume a cama assim que acordar. Só com essa tarefa simples o quarto já parece bem mais arrumado.

22. Mantenha tudo no seu devido lugar


Após você definir onde fica cada coisa, lembre-se que manter tudo no lugar estipulado evita que a bagunça se acumule.

23. Mantenha suas botas na posição vertical com macarrão piscina


As botas perdem a forma facilmente se guardadas de forma incorreta. Para não deixar isso acontecer, você deve guardá-las na vertical utilizando materiais como macarrão de piscina, ou até mesmo revistas, para mantê-las eretas.

24. Use caixas de sapato como organizadores de gaveta


Elas são um substituto barato para as caixas organizadoras e você pode identificá-las com ícones para ficar mais fácil de saber o local que cada coisa deve ser guardada.

25. Separe os espaços do guarda-roupas para cada coisa


Organize seu guarda-roupa de forma que roupas, calçados e outros pertencem sejam separados, otimizando espaço e facilitando sua vida na hora de procurar por cada objeto.







26. Separe as roupas íntimas dos pijamas


Cada coisa no seu devido lugar. Os sutiãs e as calcinhas ficam separados dos pijamas, e são todos dobrados da forma correta para que caiba mais coisas num espaço pequeno.

27. Use caixas organizadoras


As caixas organizadoras são de grande ajuda para você colocar seus cremes, acessórios e outros pertences.

28. Aproveitando os espaços de um closet pequeno


Como o espaço é pequeno, é importante saber aproveitar cada espacinho, além disso, deixar o ambiente mais funcional é a praticidade que você precisa para o seu dia a dia.

29. Dobrando as roupas para por em prateleiras ou gavetas



É interessante padronizar a forma de dobrar. Além de ser visualmente bonito, você consegue enxergar melhor todas as peças que estão dentro do guarda-roupa. Use um molde para te ajudar e tornar o processo mais fácil.

30. Organize os sapatos um a frente do outro na prateleira


Os calçados precisam ser guardados de forma correta para aumentar a durabilidade e otimizar espaço. Além de armazená-los com enchimento, colocar um pé na frente do outro é bom para que você sempre tenha visibilidade de onde está cada par.

31. Use caixas organizadoras e outros objetos para guardar acessórios


Organizar os acessórios evita que eles se percam e também aumentam sua durabilidade.

32. Organizador de fios para carregadores


Os fios a mostra dão uma sensação de bagunça e acabam enroscando um no outro. Um organizador de fios soluciona esse problema de forma fácil. E você pode customizá-lo como quiser.

33. Use divisórias nas gavetas



Você pode confeccioná-las em casa, com papelão, isopor ou plástico. Normalmente, as gavetas dos guarda-roupas são muito espaçosas, e com essas divisões fica mais fácil organizar as roupas.

34. Dobrando roupa de cama e banho


Aqui você vai aprender a forma certa de dobrar as toalhas, os lençóis e a guardar certinho dentro do armário.

35. Organize o quarto das crianças de forma divertida


Chame as crianças e aproveite o momento de organização para ensiná-los a deixar tudo no lugar certo.






Como organizar a sala de estar e de jantar

A sala geralmente é o cômodo onde a maioria das pessoas recebem suas visitas e também descansam em seu tempo livre. Mantê-la organizada é essencial para o seu bem estar e das pessoas que você ama.

36. Menos é mais


Menos enfeites e coisas de decoração significa menos poeira. Dessa forma, é mais fácil manter a sala sempre limpa e organizada.

37. Caixas organizadoras para as mantinhas


É sempre bom deixar mantinhas na sala para quando as temperaturas caem. Então, use caixas organizadoras para elas ficarem guardadas e de fácil acesso.

38. Utilize um porta controle remoto


Não existe nada mais fácil de perder do que o controle remoto. Use um porta controle remoto para guardá-los e evitar a fadiga de ficar procurando toda vez que for assistir televisão.

39. Dois em um


O porta controle remotos pode ter mais de uma utilidade, podendo também armazenar revistas e livros.

40. Uma estante para organizar livros e jogos de videogame


Ter uma estante na sala pode ser um trunfo para organizar melhor seus livros, jogos, revistas e outros objetos.

41. Tire os fios do chão


Fios soltos dão a impressão de bagunça e desorganização, ao tirá-los do chão você diminui até o acúmulo de poeira. Use prendedores de fios e opte pelos que podem ser fixados nos móveis.

42. Dar outras funções para o rack da sala


Se você possui almofadas extras e não dá para por no sofá, guardá-las no espacinho extra do rack é uma boa ideia. Quando vier visitas elas estão pertinho e de fácil alcance.

43. Utilize os espaços do rack para guardar outros móveis


Guardar bancos ou pufes que não estão sendo utilizados embaixo do rack é uma ótima ideia para poupar espaço.

44. Guarde seus CDs, discos e outros objetos nos espaços pequenos dos móveis



Nenhum espaço deve ser desperdiçado. Catalogue seus CDs, DVDs ou discos e guarde em ordem no rack, armário ou estante.

45. Mantenha as almofadas organizadas


Depois de passar um tempo no sofá, organize as almofadas, assim a sala sempre estará com um aspecto de organizada.







46. Mantenha as cadeiras sempre embaixo da mesa


As cadeiras guardadas em baixo da mesa facilitam o trânsito pela sala de estar e possuem o mesmo efeito de manter as almofadas acomodadas.

47. Aposte em espelhos


Na sala de jantar uma boa ideia é abusar de espelhos, pois eles dão a ideia de profundidade e fazem o ambiente parecer ser maior.

48. Um ambiente bem iluminado


Esse tipo de ambiente precisa de muita luz. Caso a luz natural não seja possível, invista em iluminação artificial posicionada bem em cima da mesa.

49. Você pode ter uma prateleira decorada e organizada


Não tem problema em ter bastante peças na decoração, desde que elas combinem entre si e não pesem muito no ambiente.

50. Um porta objetos prático e barato

Você pode colocar uma estante suspensa com várias divisórias e guardar as chaves, fones de ouvido e outros objetos.






Como organizar o banheiro

Manter o banheiro sempre limpo e organizado é essencial. É importante não guardar remédios nesse cômodo. 

51. Use cestos pra setorizar os produtos


Setorizar os produtos ajuda a visualizar melhor cada um e a manter tudo sempre organizado.

52. Utilize potes de acrílico como divisória


Você pode dividir com os potinhos de acrílico tanto uma gaveta quanto um armário, assim, fica cada coisa no seu devido lugar.

53. Use separadores para categorizar os produtos


É no banheiro que ficam a maior parte dos nossos produtos de higiene. Usar separadores é uma ótima ideia para categorizar esses produtos e manter tudo limpo e arrumado.

54. Dividir os produtos de cada membro da família


Essa dica é muito boa, principalmente para quem tem criança em casa. Cada um tem seu espaço no banheiro, assim, cada um é responsável por manter a sua parte organizada.

55. Cestos organizadores no armário do banheiro

Usar cestos para organizar seus objetos é sempre uma boa pedida.

56. Deixe suas maquiagens sempre organizadas


Além de deixar as makes no lugar certo, organizar seus produtos pode fazer com que durem ainda mais.

57. Use um revisteiro para guardar o secador, chapinha e baby liss


É sempre um problema guardar esses produtos sem que os fios enrolem uns nos outros. Para evitar esse desgaste, um revisteiro é perfeito. O secador se encaixa perfeitamente e é só colocar os outros dois ao lado.

58. Mantenha as toalhas dobradas e organizadas


As toalhas devem sempre estar organizadas e de fácil acesso para que ninguém passe apuros na hora de tomar banho.

59. Faça potes decorados para guardar pinceis e escovas de cabelo


Eles são ideais para organizar esse produtos e podem ser colocados na pia, facilitando o acesso.

60. Use cestos para organizar seu banheiro


Os cestos de crochê são super práticos e deixam o ambiente ainda mais bonito.

61. É uma ótima forma de guardar o papel em um lugar de fácil acesso


Um simples cesto pode fazer toda a diferença na organização da sua casa. Use e abuse desse objeto!

62. Os cestos e caixas podem substituir os armários


Quando o banheiro não tem armários, suas coisas não precisam ficar ao relento, você pode usar cestos e caixas para guardar os objetos.







63. Dobre as toalhas em rolinhos


Desta forma, elas irão ocupar menos espaço e será mais fácil guardá-las.

64. Cestos presos na parede para guardar produtos e brinquedos


Essa é uma maneira fácil e divertida de organizar o banheiro, deixando os brinquedos guardados para que as crianças consigam ter acesso na hora de tomar banho.

65. Caixas de acrílico com divisórias



Você pode armazenar o que quiser, e por ser transparente você consegue enxergar o que tem dentro do pote.

Como organizar a lavanderia e a área de serviço

As lavanderias e áreas de serviço são, geralmente, onde os produtos de limpeza são guardados e precisam estar sempre limpas e organizadas. Confira as dicas e aplique em sua casa.

66. Faça uma triagem nos produtos de limpeza


Muitas vezes, temos produtos de limpeza vencidos e nem sabemos, separe os que mais usa, os que ainda estão na validade e aí sim, parta para a organização. Dividir em potes de vidro também são uma ótima forma de organizar os produtos.

67. Busque praticidade e organize por ordem de uso



O que você mais usa precisa ficar mais perto do alcance da mão.

68. Aproveite todos os espaços



As lavanderias tendem a ser menores nas novas residências, então é preciso otimizar os espaços. Confira essas dicas fáceis para não desperdiçar nenhum cantinho.

69. Escreva nomes nas caixas


Escrever os nome dos produtos que vão dentro das caixas facilita sua busca e poupa seu tempo.

70. Padronize os recipientes que você guarda os produtos em uso


Coloque os produtos que você está usando em potes padronizados, essa ideia vai deixar sua lavanderia mais “clean”.

71. Pendure vassouras para otimizar espaço


Você sabe qual o jeito certo de guardar vassouras para aumentar sua vida útil? Confira essas dicas e aprenda a otimizar espaço na sua área de serviço.

72. Outros tipos de varal e dicas de como estender roupas


Aprenda a escolher qual varal melhor se encaixa na sua casa, além de aprender a melhor forma de estender suas roupas.







73. Use uma capa na máquina de lavar


A capa na máquina de lavar ajuda a mantê-la sempre limpa e permite que ela fiquei nova por mais tempo.

74. Um cabideiro para as roupas que secaram


Ter um cabideiro é uma ótima ideia para colocar as roupas que secaram e não deixar que elas amarrotem muito, facilitando na hora de passar.

75. Use um varal vertical para estender roupas


Para as lavanderias pequenas, o varal vertical é uma ótima ideia, e funciona muito bem para peças leves e pesadas. Quando as roupas secarem, é só desmontar o varal e guardar.

76. Um cesto para cada tipo de roupa


Dividir as roupas em cestos diferentes é um jeito fácil de poupar tempo na hora de lavar as peças.

77. Tábua de passar roupas embutida


A tábua de passar roupas, geralmente, ocupa muito espaço, mas alguns modelos podem ser adotados para otimizar esses espaços e dar praticidade pro cotidiano.

78. Tenha um porta pregador


Os pregadores parecem criar pernas e saírem correndo durante a noite. Para não perdê-los mais, invista em um porta pregador e guarde todos juntos.

79. Organize seus produtos e mantenha os mesmos sempre no lugar certo


Aprenda o passo a passo para organizar da melhor forma seus produtos de limpeza.

80. Dicas baratas para manter a lavanderia organizada


Desde cestos de roupa suja até potinhos para separar seus produtos de limpeza, confira dicas fáceis para organizar sua lavanderia.







Organizar a casa toda pode parecer um processo muito difícil, mas com calma e paciência é possível por todos os cômodos em ordem, seguindo sempre o ciclo de descarte, categorização e organização. Depois, é só manter tudo no seu devido lugar que a casa seguirá sempre organizada.

Espero que vocês tenham gostado das dicas para manter a casa sempre arrumada!


Até a próxima.





Postar um comentário

0 Comentários