Como criar conteúdo de qualidade

 Conteúdo é a base de sucesso de todo blog. É através dele, que os visitantes irão avaliar e  concluir se o seu blog realmente vale a pena ser visitado várias vezes, por isso é tão importante investir tempo para gerar conteúdo de qualidade.











O conteúdo de qualidade é peça fundamental de um blog de sucesso, e tem como objetivo informar e educar. O fundamental mesmo é que seu conteúdo para blog, seja gerado de forma estratégica, que seja como uma jornada.

Pense como a história do pote de ouro no final do arco íris, é isso que o seu visitante tem que pensar ao visitar o seu blog, ou seja, ele sempre encontrará o pote de ouro, que nesse caso é a solução para o problema dele.

As pessoas querem soluções para seus problemas, por isso buscam respostas rápidas e objetivas, sobre infinitos assuntos.

O seu conteúdo de qualidade tem que ser pautado, nestas necessidades para atingir o maior número de pessoas possíveis sempre.

Conteúdo de qualidade: por onde começar a criar?

Como eu disse, as pessoas estão a todo momento buscando soluções para os seus problemas. Então para criar conteúdo para o seu blog, você deve focar nos problemas que a sua audiência têm.

Por isso, é tão importante definir o nicho que você quer trabalhar e também sua persona ideal. Se quiser saber mais sobre como encontrar seu nicho, pode ver esse post: COMO ENCONTRAR SEU NICHO IDEAL

Depois de definir o nicho, você conseguirá iniciar sua pesquisa, para entender quais as necessidades do seu público.







Quais as fontes de pesquisa de conteúdo para blog?

A sua pesquisa para criar conteúdo de qualidade pode ser feita em vários lugares. As redes sociais são uma ótima opção para você interagir com o seu público, caso o seu perfil seja pequeno ainda, visite os perfis dos seus concorrentes e veja o que eles estão postando e como está sendo a resposta do público.

Esses conteúdos serão um começo, para você ter noção de quais assuntos abordar. Os vídeos no Youtube também são uma ótima opção, quando você for fazer as buscas digite a palavra chave, e veja quais as variações que aparecem, isso vale para o Pinterest também.

Por exemplo: você quer pesquisar sobre dicas de blog.

Na buscas você irá digitar essa expressão “dicas de blog”, quando você digitar, a própria ferramenta apresentará para você as variações desta palavra, que pode ser Ex: Dicas de blog para afiliados, Dicas de blog wordpress, e assim por diante.

Os internautas buscam de diversas maneiras o mesmo assunto, por isso é tão importante anotar as palavras relacionadas e utilizá-las no seu texto também.

Aqui eu tenho dicas  para criação de conteúdo: Como criar conteúdo infinito








Conteúdo para blog deve ser informativo ou educativo?


Os dois, isso mesmo, você deve ter os dois conteúdos no seu blog.

É muito importante que você tenha conteúdo educativo, que é aquele que ensina de forma profunda sobre determinado assunto. Esses posts educativos, geralmente são posts que têm acima de 1.500 palavras. 

Os melhores temas para estes posts, são aqueles assuntos básico do seu nicho.

Exemplo: se você tem um blog que dá dicas para blogueiras iniciantes, um post fundamental que você tem que ter é: como funciona o Google Adsense, por exemplo. Esse é um assunto que todas as pessoas que estão iniciando com um blog, querem saber e aprender. 

Já o conteúdo informativo é aquele atual, de novidades, que estejam relacionadas com o seu nicho.

Exemplo: a última atualização do Instagram, que está deixando de mostrar o número de curtidas dos posts. É uma novidade atual, e isso demonstra aos seus leitores que você está atualizada com o que está acontecendo.

Como fazer a Pauta de Conteúdo para blog?

Eu te mostrei acima alguns aspectos da geração de conteúdo para blog, agora vou te apresentar os passo simples que você deve seguir para você criar a sua pauta. 


VEJA TAMBÉM:COMO CRIAR UM ROTEIRO


# Definir Nicho e Persona.

# Pesquisa das dores da sua audiência.

# Definir Palavra chave.

# Definir o tamanho do post e se ele será Informativo e Educativo.

# Definir o objetivo do Post: receber cliques e divulgar o blog (adsense), vender produto como afiliado, por exemplo.

# Pesquisa sobre o tema.

Se você seguir esses passos, com certeza  conseguirá criar uma pauta de conteúdo excelente para o seu blog.






Considerações finais de como criar conteúdo para blog.


Criar conteúdo para blog, é sim uma tarefa que exige atenção e foco, já que você estará definindo a base para o seu negócio digital.

O ideal é que você tire um ou dois dias para fazer só a sua pauta. Pois assim você consegue definir ao menos 1 mês de conteúdo para o seu blog. 

Eu gosto de anotar tudo e depois vou gerando os conteúdos. Mas o importante é que você organize a sua pauta de conteúdo para blog, do jeito que fique mais fácil para você.

Gerar conteúdo para blog é uma tarefa prazerosa, porém demanda muito do nosso tempo. Mas se você mantiver uma pauta de conteúdo atualizada, você sempre terá assunto para redigir para o seu blog.

Eu espero que este post te ajude, qualquer dúvida deixe aqui nos comentários.

Abraços e até o próximo post.






Postar um comentário

0 Comentários